OS 50 ANOS DE MEDELLÍN E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - REVISITANDO O TEXTO, AVALIZANDO CRÍTICAS E DIVISANDO O PRESENTE

  • Reuberson Rodrigues Ferreira
Palavras-chave: Igreja Católica, História, Medellín, Comunicação Social, Orientações

Resumo

O presente trabalho faz uma reflexão sobre a II Conferência Geral do Episcopado católico Latino-Americano em Medellín e os meios de comunicação Social. A pesquisa guia-se por uma perspectiva histórico-teológica. Serve-se da revisão bibliográfica para justificar sua argumentação sobre os meios de comunicação Social expressos nas conclusões de Medellín, especialmente no último relatório do documento. Demonstra-se, num primeiro momento, o contexto Histórico da II Conferencia que se desenvolveu no final da década de sessenta (1968) na cidade colombiana de Medellín. Num ato segundo, demonstra-se o processo de construção do texto e o conteúdo conclusivo. Decorrente do conhecimento do texto conclusivo da II Conferência, aponta-se a compreensão expressa nele sobre os Meios de Comunicação, visto pelos Bispos católicos como um viés importante para a consolidação do processo de formação e evangelização da população LatinoAmericana e Caribenha. Conclui-se buscando demonstrar que as orientações de Medellín sobre os Meios de Comunicação Social foram um passo inicial para uma relação positiva – ainda a ser melhor escrita – entre Igreja Católica e os Meios de Comunicação.

Biografia do Autor

Reuberson Rodrigues Ferreira

Mestre em Teologia pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC /SP. Pós-graduado em Teologia, história e Cultura Judaica pelo Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCEJ - SP).

Publicado
05-03-2019