• Apresentação

    12-04-2019
    A Teologia como compreensão humana acerca da realidade divina, a fé que busca entender-se a si mesma, na clássica formulação fides quaerens intellectum, é uma estrada aberta dentro da qual já estamos, porém, passível de ser sempre ampliada, para facilitar a caminhada dos que por ela transitam. Com o intuito de colaborar com as melhorias e ampliação desta estrada, apresentamos nossa Revista Teológica. Trata-se da Revista TheAR Theologia e Assuntos Religiosos  da Faculdade Católica de São José dos Campos. Este nome soa aos leitores que Teologia e Assuntos Religiosos não são somente conteúdos fixos de manuais elaborados por grandes teólogos, mas também o produto de reflexões sérias e criativas, elaboradas por pessoas que pensam a fé, quer partindo da prática do magistério em nossa Faculdade e em outros ambientes acadêmicos, quer nascendo de sua experiência pastoral, como teólogos inseridos na realidade social e eclesial. Como o tear entrelaça os fios, organizando sua individualidade para transformá-los em unidade e utilidade, esta Revista pretende contribuir com a construção da Teologia, entrelaçando pontos de vista na unidade da fé para favorecer a compreensão da identidade e missão da pessoa humana, da religião e da sociedade, e da necessária relação existente entre esses segmentos da realidade. Saiba mais sobre Apresentação
  • Chamada de publicação - "Um aggiornamento chamado Francisco: reflexões a cerca dos seis anos de pontificado"

    12-04-2019

    O dia 13 de março de 2013 foi memorável para os católicos de todo o mundo. Pela primeira vez na história subia à sacada mais importante do Vaticano o primeiro papa latino-americano. Com seu sorriso escondido, a quebra de protocolos e um jeito extrovertido de ser Francisco agradou todos aqueles que, debaixo de chuva, acompanhavam na Praça de São Pedro suas palavras e ações. Hoje, seis anos daquele dia importante, resta-nos analisar como vem sendo  este pontificado e as marcas que ele ja vem deixando sobre a Igreja e o mundo. Por isso, esta é a temática de nossa próxima edição cujas submissões devem ser  realizadas até dia 25 de março de 2019.

    Saiba mais sobre Chamada de publicação - "Um aggiornamento chamado Francisco: reflexões a cerca dos seis anos de pontificado"